Percebemos que as nossas escolas públicas ainda não é excelência em qualidade. Estamos ligados e concentrando nossos esforços em apenas aprovar os alunos nos vestibulares mais concorridos. Ainda reproduzimos modelos privados precariamente, pois temos a falta de condições concretas.
Atualmente, não existe esta relação ciência/tecnologia e cultura. Ainda tropeçamos em vários obstáculos que vai da própria falta de estrutura física, material e pessoal a formação de professores.
Concordamos com Henrique(2008), para quem a palavra integrar, etimologicamente, significa completar , tornar inteiro. Desta forma,faríamos pensar que para conceber uma formação humana de forma real, teríamos que entender um ensino médio integrado em que os aspectos científicos, tecnológicos, humanísticos e culturais estivessem incorporados.
É evidente que, estamos muito longe deste integração. Nosso currículo é fragmentado e voltado em trabalhar conteúdos sem ter a preocupação de se voltar para a possibilidade do estudante em compreender o conjunto dessas inter-relações.
Portanto, organizar o currículo de forma integrada implica o rompimento com o que temos atualmente, como por exemplo, a separação entre as ciências naturais e humanas, entre a teoria e a prática, entre o conhecimento geral e o específico.
Grupos: Silvaneide, Lucyana e Washington
Sônia, Chrisnia e Sara
Que bom que já chegamos a esse entendimento. É o primeiro passo de muitos, para a ruptura. Embora compreenda que mudar deixa um certo "medo" do desconhecido fazendo com que dificilmente deixemos cair o nosso escudo.
ResponderExcluirPARABÉNS AOS GRUPOS!!!!
Eucene Soares